FONTE – BBC News – https://www.bbc.com/news/world-latin-america-64742729
O concorrido desfile de carnaval do Rio foi vencido pela escola de samba Imperatriz Leopoldinense com sua homenagem a um bandido brasileiro do início do século 20, que muitos comparam a Robin Hood.
O capitão Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião, é uma figura polêmica. Considerado um herói popular por alguns, outros dizem que ele era um mero bandido.
Nascido no final do século 19, Lampião cresceu no interior do Nordeste brasileiro. Depois de uma disputa com um poderoso proprietário de terras, sua família passou por momentos difíceis e Lampião e alguns de seus irmãos se juntaram a um grupo de bandidos locais.
Quadrilhas de bandidos como a liderada por Lampião percorriam o interior do nordeste do Brasil, saqueando e roubando.
Eles também exigiram dinheiro de proteção dos proprietários de terras em troca de não visar suas propriedades.
Embora tivessem o apoio de alguns moradores locais que os viam atacando as vastas desigualdades entre ricos e pobres nesta região do Brasil, eles eram caçados por aqueles a quem aterrorizavam.
Alguns dos carros alegóricos foram decorados com enormes caveiras e feitos para parecerem cenas do inferno, com dançarinos vestidos de demônios em alusão à lenda de que Lampião acabou no inferno após sua vida de crime.
Enquanto as fantasias de carnaval costumam ser ricas em lantejoulas e cores ousadas, as fantasias da Imperatriz Leopoldinense apresentavam os tons terrosos do nordeste do Brasil, terra natal de Lampião e seus bandidos.
Outras escolas de samba competindo pelo título optaram pelas penas coloridas geralmente associadas ao carnaval.
Muitos também apresentavam animais exóticos em seus carros alegóricos, como este tigre branco.
Vila Isabel emocionou os espectadores com seu São Jorge lutando contra um dragão.
Muitos também elogiaram a rainha de bateria da Viradouro, Erika Januza, e a energia sem limites que ela trouxe para o desfile.
Outros membros da Vila Isabel se inspiraram nos sátiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário