Por José Mendes Pereira
"Tantas alegrias vividas, tantos apertos de mãos queridos, tantos abraços recebidos de pessoas importantes, tantos elogios, tantos convites para participar de festas de celebridades, tantos amores apaixonados vividos, tantas festas em família, tantos carrões dos mais modernos e sofisticados modelos, tantos barcos, veleiros e navios no seu comando, tantos aviões à sua disposição, tanto dinheiro e ouro, tantas riquezas juntas e espalhadas, tantos ódios expostos e ocultos, tantos sim e tantos não, tantas promessas não realizadas e tantas concretizadas..., e tudo isso, completava a felicidade de Saddan Hussein, que agora, não vale mais do que um cadáver adormecido no túmulo de um homem que um dia foi odiado pelos seus opositores e amado pelos seus admiradores e seguidores, e além do mais, respeitado no mundo inteiro. Era o Saddan Hussein de terno e gravata.
Saddam Hussein agora está morto, nada mais vale, apenas seu nome figura entre os seus seguidores e mais nada. Com o seu sorriso sarcástico entre os dentes, Saddan Hussein pensava que era o verdadeiro dono do Iraque. Matou, humilhou, judiou covardemente, coisa que ele mesmo sabia, que o homem arrogante que ainda não caiu, um dia cairá".
Hoje, de um homem que durante décadas mandava e desmandava no país chamado Iraque, simplesmente, só restam os seus restos mortais dentro de um túmulo esquecido, que nem todos iraquianos daquele país, querem um dia visitá-lo.
Tudo que você fez de ruim, Saddan Hussein, um dia chegaria a sua vez, tinha que pagar assim mesmo, com a morte. Morreu de graça. Exílio foi oferecido, mas infelizmente você não quis, dizendo que queria ser o mártires do seu país. Péssima escolha, você fez.
BIOGRAFIA DA ESPOSA DE SADDAM HUSSEIN.
Sajida Khairallah Talfah[1] (em árabe: ساجدة خيرالله طلفاح); nascida em 1937, é a viúva e esposa do antigo presidente iraquiano Saddam Hussein, e mãe de dois filhos (Uday e Qusay) e três filhas (Raghad, Rana, e Hala).[2]. Ela era também prima de Saddam, já que era a filha mais velha de Khairallah Talfah, tio materno de Saddam.
Quando Saddam era jovem, foi morar com o tio Khairallah, e foi criado pela família de Sajida. Ela era uma professora de escola primária antes de casar-se com Saddam. Ela se casou com ele em um casamento arranjado em 1963.
Em 1986, Saddam casou-se com outra mulher, Samira Shahbandar, enquanto ainda estava casado com Sajida. Sajida ficou enfurecida, e Uday Hussein, filho de Saddam e Sajida, ficou também irritado com a nova esposa de seu pai. Uday acreditava que sua herança estava ameaçada pela nova esposa. Ele também tomou isso como um insulto à sua mãe.
Em 1988, em uma festa em honra de Suzanne Mubarak, esposa do presidente egípcio, Hosni Mubarak, Uday espancou e esfaqueou Kamel Hana Gegeo até à morte. Uday acreditava que Kamel, havia apresentado Saddam a Samira, e que ele organizava suas reuniões. Alguns dizem que o assassinato de Gegeo foi um pedido de Sajida. Embora o marido casou-se com outra mulher, Sajida e Saddam nunca se divorciaram.
Em 1989, o irmão de Sajida, Adnan Khairallah, um general do exército iraquiano, foi morto em um suposto acidente de helicóptero no deserto durante uma tempestade de areia. Muitas pessoas acreditam que Saddam ordenou a um dos seus guarda-costas para plantar uma bomba no helicóptero por causa da crescente popularidade de Adnan. Sajida ficou furiosa, e culpou Saddam, acreditando que a morte de seu irmão não foi um acidente.
Ela foi colocada sob prisão domiciliar em 1997 por supostamente tramar um atentado contra o seu filho Uday, em dezembro de 1996. Pode-se mencionar que um ano antes disso, seu marido havia matado dois de seus genros, Hussein Kamel (o marido Raghad) e Saddam Kamel (o marido de Rana).
Sajida, juntamente com muitos membros de sua família, fugiram do Iraque em 1990 por causa da Guerra do Golfo, e deixaram o Iraque antes dos bombardeios começarem.
Referências:
↑ Iraq sculpture destroyed by fire. BBC. 4 April 2008
↑ No UK asylum for Saddam's family. BBC. 5 June 2003
Leia também: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/traicao-e-incesto-o-conturbado-casamento-de-saddam-hussein-e-sajida-talfah.phtml
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário