Seguidores

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

AVÓ, PAIS E IRMÃOS DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, O LAMPIÃO

Por José Mendes Pereira

Imagem: Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos) - Infelizmente eu perdi a fonte desta foto.

1 - A primeira foto no desenho, ao centro e acima, é a dona Jacosa, mãe de Maria Sulena da Purificação, que é a mãe dos Ferreiras, isto é dona Jacosa é a avó dos Ferreiras por parte materna. 

Dona Jacosa avó de Lampião

Tenho esta foto como sendo dona Jacosa, mas alguns dizem que não é, e sim uma filha dela, Francisca Jacosa. Se é ou não, acredito sempre sendo a avó de Lampião. 

José Ferreira da Silva - https://www.facebook.com/groups/179428208932798

2 - A segunda foto, à esquerda, é de José Ferreira da Silva, o honrado pai dos Ferreiras, que por pouca sorte, foi injustamente assassinado por um volante comandado pelo tenente José Lucena, quando das suas perseguições aos irmãos Ferreiras.

Tenente Zé Lucena responsável pela morte de José Ferreira da Silva, pai de Lampião

Alguns pesquisadores afirmam que a intenção de José Lucena não era assassinar o José Ferreira, mas infelizmente um volante atirou no homem que nunca havia feito mal a ninguém, e este assassino do José Ferreira foi severamente castigado. José Ferreira adorava a paz e a tranquilidade.

Dona Maria Sulena da Purificação, mãe dos Ferreiras. Foto baseada em fotografias reais.

3 - A terceira foto, à direita, é dona Maria Sulena da Purificação, Maria Lopes..., mãe dos Ferreiras. Alguns pesquisadores afirmam que Maria Sulena tinha temperamento forte, e enquanto o José Ferreira da Silva desarmava os filhos na porta da frente, ela os armava na porta da cozinha, e ainda dizia: "- Não crio filho para ser desrespeitado por ninguém". Com isso, conclui-se que a sua lei era: “Olho por olho, dente por dentro”.

Uma informação importante:

Em entrevista ao médico Otacílio Macêdo Lampião afirma que a sua entrada ao cangaço foi tentando assassinar os responsáveis pelas mortes dos seus pais. Mas não é verdade. Antes da morte do seu pai, ele já fazia desordens por aí afora. E somente José Ferreira foi morto pelos policiais. Dona Maria faleceu em decorrência das perseguições feitas pelas volantes aos seus filhos, e pelo desrespeito ao José Ferreira, homem honesto e bondoso. ela não suportando tamanha pressão, foi infartada e veio a óbito, no mesmo ano em que foi morto o esposo. A diferença entre a morte dela que faleceu primeiro, e a de José foram menos de 30 dias.

Na minha opinião, Lampião afirmava isto somente para que a população o apoiasse, já que ele e os seus irmãos haviam perdidos os seus pais injustamente, e ele como inteligente, sabendo que mostrando ao povo que a mãe também tinha sido assassinada, muitos passariam a apoiá-lo. Mas na verdade, a mãe faleceu por sua própria culpa, pois se não tivesse entrado no mundo do crime, ela teria vivido muitos anos.

Antônio Ferreira da Silva, irmão de Lampião

4 - A quarta foto da esquerda é o Antonio Ferreira da Silva, ex-cangaceiro. Ele foi o primeiro filho de Maria Sulena, mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que ele não era filho de José Ferreira da Silva, e sim de um fazendeiro de nome Venâncio, que negociara com José para criar o seu filho, já que ele iria casar com Maria.

Mas o escritor José Bezerra Lima Irmão, cujo, tive a honra de o conhecer na minha humilde casinhola,  aqui em Mossoró, quando veio para lançar livro na Livraria Iguatemi em Fortaleza; que é autor do livro “Lampião a Raposa das Caatingas” diz em sua obra, que: 

Escritor e pesquisador do cangaço José Bezerra Lima Irmão - Adquira logo este livro - josebezerra@terra.com.br - (71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799

De acordo com a contagem dos meses e do período em que José Ferreira juntou os seus panos com dona Maria Sulena da Purificação, não há dúvida, Antonio Ferreira da Silva também é filho de José Ferreira da Silva. Então está comprovado que Antonio é irmão dos Ferreiras por parte de pai e mãe.

Maria Bonita companheira do mais estudado bandido do Brasil e do mundo, o Lampião

5 - Abaixo da foto de dona Jacosa está a foto do maior e mais estudado cangaceiro no Brasil e no mundo inteiro, Virgolino Ferreira da Silva, o perverso e sanguinário capitão Lampião. Passou quase 20 anos vivendo da bandidagem, matando, roubando, vingando-se dos seus afetos, satisfazendo e alimentando o seu ódio, assaltando, sequestrando, açoitando aqueles que ele os tinha como traidores, justiçando, segundo ele. Alguns momentos, era protegido por pessoas importantes, e em outros casos, deixava de ser perseguidor para ser perseguido pelas volantes de 7 Estados do Nordeste Brasileiro, que não lhe davam tréguas um só instante.

11 cangaceiros mortos na chacina de Angico-SE.

Lampião era companheiro da cangaceira Maria Bonita, e ambos foram assassinados juntamente com mais 9 cangaceiros e um volante, na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, em terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe. 

Volante Pedro Adrião de Souza.

Além dos 11 cangaceiros, lá também foi assassinado o soldado Adrião Pedro da Silva. Há quem diga que o Adrião foi assassinado por fogo amigo.

Tenente João Bezerra-  responsável pela morte de Lampião

O responsável pela morte de Lampião e da sua rainha Maria Bonita é o tenente João Bezerra da Silva, que organizou a chacina, e naquela madrugada de 28 de julho de 1938, atacou o bando de cangaceiros.

Como eu não sou economista e antes eu não tinha uma formação sobre a despencada que dava na economia quando Lampião atacava, mas já sei o porquê que ela caía. Ora, se Lampião atacava nas cidades, lógico que o comércio todo fechava as suas portas com medo dele, e aí, a economia despencava, ninguém ganhava dinheiro, somente os policiais que lhe perseguiam, por serem funcionários dos governos.

João Ferreira, irmão dos Ferreiras.

6 - À direita de Lampião está seu irmão João Ferreira da Silva, o único filho de José Ferreira e dona Maria Sulena que não quis entrar para o cangaço. Foi um homem honrado e ainda por alguns anos, criou Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita.

Vários historiadores dizem que ele não entrou no cangaço porque Lampião não deixou. Dizia a ele que fosse cuidar das suas irmãs, na época, Ezequiel ainda era muito pequeno. Mas ele tentou por duas vezes fazer parte do mundo cangaceiro.

Ezequiel à esquerda - à direita é o seu cunhado Virgínio casado com Angélica.

7 - Na primeira foto, ao lado do João Ferreira é o Ezequiel Ferreira da Silva, que no cangaço era alcunhado de Ponto Fino. Dos homens, este era o filho mais novo do casal de fazendeiros.

Levino Ferreira da Silva

8 - Abaixo de Antonio Ferreira e Virgolino está o cangaceiro Livino Ferreira da Silva. Este morreu muito jovem em um combate, no ano de 1925. Nesse mesmo dia, Lampião foi atingido no olho por cacto, vazando o seu olho, que o cegou para toda sua vida.

9 - Abaixo de Livino, João e Ezequiel estão as suas irmãs, as quais são: Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva e Anália Ferreira da Silva. De todos os irmãos de Lampião, Maria Ferreira da Silva foi a última a falecer.

Nota: Antes de usar este como trabalho faça uma pesquisa em outros sites. Muito importante fazermos algumas comparações sobre qualquer trabalho.

Segundo o escritor João de Sousa Lima o nome Virgolino (do afamado Lampião) é escrito com "O" e não com "U". Comece a escrever o nome (Virgulino) com "O", quando se tratar de Virgolino o Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário