José Cícero e Mestre Severo
Mestre Severo!
Saudações catingueiras...
******Ainda com relação ao que disse Vilson a mim, vc, Bosco André e Jack de Witte:
Jack de Witte, Manoel Severo, Bosco André e Vilson
Com relação ao ótimo e fidedigno relato feito pelo Vilson quando da nossa recente passagem com destino a Paulo Afonso, diria que o mesmo constituiu um informe históricos dos mais relevantes, sobretudo para esclarecer "escritos" muitas vezes depreciativos com relação a suposta traição do Sr. Antonio da Piçarra, avô do Vilson.
Seu Antonio da Piçarra
Confesso que fiquei sensibilizado no instante que o Vilson relatava o que o velho da Piçarra dizia acerca da coação que sofreu para proceder como tal. Notadamente quando após o diálogo que teve com o sagaz Arlindo Rocha ante as ameaças veladas usando para tal a ferozidade de Manoel Neto. De modo que, sem saída o velho coiteiro teve que ceder. No entanto, não me esqueço da parte mais comovente segundo as palavras de seu neto.
Coronel Manoel de Souza Neto
"Tendo desconfiado da grande demora de Antônio da Piçarra o cangaceiro Sabino se dirige para Lampião e fala:
O cangaceiro Sabino Gomes
- Capitão tô achando que Antoi da Piçarra lhe traiu, pois tá demorando além da conta.
O rei Lampião
Ao que Lampião, com absoluta segurança replica:
- "De jeito nenhum. Naquele eu confio sem medo. Se antonio da Piçarra cavar um buraco no chão e mandar eu entrar eu entro".
Conforme Vilson o velho Antonio contava esse diálogo (que ficou sabendo) sempre com águas nos olhos. Uma prova de que sofreu sobremaneira quando teve que tomar a decisão de indicar onde Virgulino se encontrava com seu bando. A segurançada sua prole, de certo falou mais alto no seu coração.
JC -
Aurora-CEwww.prosaeversojc.blogspot.com
Aurora-CEwww.prosaeversojc.blogspot.com
Este é um comentário do Secretário da Cultura da cidade de Aurora, Ceará, José Cícero, sobre o artigo de Manoel Severo publicado no seu blog "Cariri Cangaço", com o título: Vilson e Antônio da Piçarra. Apenas eu o ilustrei com fotografias.
É isso aí querido amigo Zé Mendes, a cada viagem, a cada evento junto com a família Cariri Cangaço vamos enchendo os bornais de conhecimento e bem querer!
ResponderExcluirVê se organiza-se para nos dá o prazer de vir ao Cariri Cangaço neste 2011..
Abração
Severo