Por: Clerisvaldo B. Chagas, Crônica Nº 865
Quem pesquisa sobre cangaço, sabe muito bem que um cidadão intelectual escrevia versos, como se fosse um cangaceiro denominado Zabelê. Uma das estrofes, esfacelada, é mais ou menos assim:
“O tatu morre cavando
A cobra véve enroscada
(...) A coruja dando pios
(...) Os macaco se coçando
Na curva da encruzilhada”.
A sequência não é essa, mas não importa no momento. O que queremos mesmo dizer é que o tatu não faz buraco. Estava enganado o poeta e o povo quando afirma esse ditado popular: “Quem nasceu para tatu morre cavando”. O nativo do sertão nordestino sabe distinguir muito bem um tatu de um peba sem esse negócio de tatupeba. Ora! Peba é peba! Tatu é tatu! Um nosso ex-fiel empregado, natural da Ribeira do Capiá, Alagoas, nascido e criado nas caatingas, dizia que tatu não cava, quem cava é o peba. Certa vez fizemos uma pesquisa entre caçadores de várias regiões do Brasil. Todos disseram que a melhor caça era o tatu. Ser o campeão do melhor sabor foi um dos motivos que levou o bicho à extinção. O tatu é mais estreito, escuro e vertical. O peba é galego e chato, sua carne só é boa com pimenta, acompanhada de aguardente. Ah Marinês!“Seu Malaquias preparou/ cinco pebas na pimenta...”.
Bola vai e bola vem, escolheram o tatu-bola para mascote do Brasil na Copa. O cabra perguntou na televisão como seria o nome do bicho. Ora, respondemos como o menino perguntado sobre o que queria ser quando crescesse e, ele respondeu: grande! O nome do danado é tatu, rapaz, para que mais apelido! Bem, o símbolo brasileiro na copa, para nós seria a onça pintada, pelo menos em termos de animais, ninguém desbanca a força máxima brasileira. Fiquei meio cabreiro com a escolha do tatu, bicho feio da “goimara”!Acontece, porém, que tudo no desenho fica bonito. Deram uma caprichada da gota serena no tatuzinho que o dasipodídeo, de repente pareceu melhor do que o Zé Carioca. Ficamos contentes, sim, com o amigo frajola que veio até nós, cheio de alegria e cumplicidade. Fazer o quê?! Deixe Zé Tatu se engrandecer! Quem sabe se o fraco, gelado e indeciso técnico da Seleção Brasileira não o convoca para resolver os seus problemas de gols. Olhando de perto, se o Ganso está em alta e o Pato está melhorando, por que não completar o trio com o TATU PELINTRA?
Qualquer site ou blog (menos pornografia) pode reproduzir nossas crônicas, das segundas às sextas. É bastante comunicar ao autor através do e-mail: “Clerisvaldobchagas@hotmail.com” (para acompanhamento): e não deixar de utilizar as normas, assim como o blog do Mendesemendes e o sednemmendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário