Por: José Romero Cardoso(*)
Publicado no ano de 1926, pela
Imprensa Oficial do Estado da Parahyba, o livro “Lampeão, sua história”, de
autoria do jornalista Érico de Almeida, é a primeira biografia erudita do “rei
do cangaço”.
Almeida militou anos a fio no Jornal
paraibano “O Norte”. Quando da ênfase às inovadoras políticas públicas
encabeçadas pelo governo Epitácio Pessoa na presidência da República
(1919-1921), engajou-se como funcionário do Ministério da Agricultura, lotado
no Escritório deste órgão em Princesa (PB), cujo objetivo principal consistia
em combater a lagarta rosada, a qual era sério problema para a cultura
algodoeira, principal produto da pauta de exportações do Estado da Paraíba na
época.
Quando do término do triênio Epitacista,
houve total desestímulo dos esforços, empreendidos por parte do sucessor, o
mineiro Arthur Bernardes, que escandalizado com a onda de corrupção que marcou
o período anterior desestruturou as obras de açudagem e outros projetos
importantes, incluindo a campanha contra as pragas que atingiam os algodoais.
Com o fechamento dos Escritórios do
Ministério da Agricultura espalhados pelo Estado da Paraíba, inclusive o posto
estabelecido em Princesa, Érico de Almeida ficou desempregado, como muitos
outros, tendo gerado a sensibilidade do “Coronel” José Pereira Lima, que
resolveu unir o útil ao agradável, talvez levando em conta o consórcio do jornalista
com mulher da localidade, da família Duarte, de nome Rosa.
Devido ao ataque cangaceiro a Sousa
(PB), pois antes Lampião desfrutava de proteção integral na região, graças ao
acordo firmado com o “Coronel” Marçal Florentino Diniz e seu filho Marcolino,
Zé Pereira se viu na contingência de desviar a atenção dos fatos através da
ênfase à literatura voltada para a negação do óbvio.
O ofício de jornalista auxiliou
bastante Érico de Almeida quando foi contratado para escrever o que seria a
primeira biografia erudita de Lampião, pois o costume de anotar tudo quando do
exercício de suas funções como funcionário do Ministério da Agricultura foi de
fundamental importância para a elaboração de sua obra.
Os objetivos do livro são claros,
pois negar a melindrosa relação de coiterismo que existia há tempos imemoriais
na região de Princesa não era tarefa fácil. Lampião, sentindo-se traído, passou
a berrar aos quatro cantos as facilidades e as serventias de sua “profissão”
aos que estavam lhe perseguindo tenazmente devido à forma como se efetivou o
ataque cangaceiro à cidade de Sousa.
No livro “Lampeão, sua história” há a
defesa que as perseguições aos cangaceiros datavam de antes do “rei do cangaço”
decidir enviar seus homens para levar avante a vingança pretendida por humilde
bodegueiro da localidade de Nazarezinho (PB), então distrito de Sousa, contra
importante oligarca local de nome Otávio Mariz.
Episódios conhecidos da história do
cangaço, como a morte de Meia-Noite nos grotões ermos do saco dos Caçulas,
foram deturpados propositalmente a fim de eximir de culpas importantes
personagens que fizeram a história do movimento, como Manuel Lopes Diniz,
conhecido por Ronco grosso, homem da inteira confiança dos “Coronéis” José
Pereira Lima, Marçal Florentino Diniz e de Marcolino.
O livro de Érico de Almeida não cita
que Lampião passou meses sendo cuidado nos Patos de Irerê por dois médicos,
depois que foi ferido gravemente no tornozelo pelos disparos feitos pelos
volantes comandados pelo Major Teófanes Ferraz Torres, da força pública
pernambucana.
João Suassuna, presidente paraibano
na época, é elevado à categoria de verdadeiro santo protetor, exponencializando
consideravelmente a campanha deflagrada pelo gestor paraibano contra os
cangaceiros. A forma como Érico de
Almeida trata Suassuna em seu livro levou literatos de peso a afirmarem
categoricamente que se tratava de um pseudônimo utilizado pelo presidente
paraibano para se autopromover.
Elpídio de Almeida afirmou que era
Suassuna o real autor do livro, enquanto Mário de Andrade, sutilmente, em “O
Baile das Quatro Artes”, enfatizou que havia comentários de que realmente era
Suassuna o autor da primeira biografia erudita de Lampião.
Em contato com pessoas que conheceram
o jornalista, quando de sua estadia em Princesa, a exemplo dos senhores
Zacarias Sitônio, sua esposa Hermosa Goes Sitônio e Belarmino Medeiros, todos
residentes em João Pessoa (PB) na época do resgate do livro de Érico de Almeida,
encontramos provas suficientes sobre a real existência do autor, como a
certidão de casamento e fotografia em que aparece discretamente o jornalista.
Entrevistado em Limoeiro do Norte (CE), quando da fuga alucinada depois
da tentativa de ataque a Mossoró (RN), no ano seguinte à publicação do livro de
Érico de Almeida, Lampião destilou ódio contra o “Coronel “José Pereira Lima,
chamando-o de falso e mentiroso, pois havia se beneficiado com todos os favores
de sua “profissão” e depois o havia traído.
Após a revolução de trinta, o livro
de Érico de Almeida foi sendo gradativamente esquecido, colocado entre os
malditos, fruto de uma estrutura carcomida que precisava ser apagada em prol da
edificação de uma nova ordem econômica, política e social.
Com o apoio indispensável do senhor
Zacarias Sitônio,que apresentou-nos o livro raro escrito pelo jornalista Érico
de Almeida, conseguimos resgatá-lo, no
ano de 1996, após matéria publicada no jornal paraibano “Correio da Paraíba”,
datado do dia 12 de agosto de 1995, sendo reeditado, setenta anos depois, pela
editora universitária da UFPB, que se responsabilizou pela terceira edição em
1998.
Não obstante os profundos vínculos
com as estruturas de poder dominantes na República Velha, era imprescindível
que o livro “Lampeão, sua história” saísse do ostracismo ao qual foi relegado
pelos novos mandatários que assumiram o poder com a vitória dos revolucionários
em outubro de 1930, pois cessando os exageros existem informações preciosas
sobre o ciclo épico do cangaço e sua época que não podem ficar ocultas dos
historiadores e dos que apreciam as velhas coisas sobre o semiárido do nordeste
brasileiro.
(*) José
Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-adjunto do Departamento de
Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte, Campus Central, Mossoró/RN. Mestre em Desenvolvimento
e Meio Ambiente (PRODEMA/UERN).
Enviado pelo autor
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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