Seguidores

domingo, 20 de setembro de 2015

A EXPULSÃO DE LAMPIÃO - "História vira documentário" - PARTE FINAL

Por Juliana Holanda

A tentativa de invasão a Mossoró, evento histórico conhecido como "resistência", vai ganhar as telas do cinema. O ataque é tema do documentário Chapéu Estrelado, dirigido pelo cineasta Sílvio Coutinho, com lançamento previsto para 2016.

As gravações do filme foram realizadas entre abril e maio de 2015, durante 13 dias.  Quase 88 anos após o ataque dos cangaceiros à chamada capital do Oeste, a equipe refez o mesmo percurso do bando de Lampião para filmar o primeiro longa-metragem sobre o episódio. "Foi perrengue", relembra Rostand Medeiros, utilizando uma expressão regional. "Passamos por áreas de difícil acesso que eram muito secas e quentes, descreve.

Historiógrafo Rostand Medeiros

O cangaço faz parte da histórias e da identidade da região Nordeste e as filmagens permitiram que a equipe resgatasse a memória de um dos episódios mais marcantes do movimento. "Esta foi minha primeira experiência com cinema e foi emocionante", conta Medeiros, que foi um dos produtores do filme.

A aventura dos documentaristas começou na cidade de Aurora, no Ceará, passando pela Paraíba e pelo oeste do Rio Grande do Norte, até encerrar em Limoeiro do Norte, município cearense onde os cangaceiros se refugiaram após a derrota. Para recontar a passagem de Virgulino Ferreira por terras potiguares, a equipe se baseou no livro "Lampião e o Rio Grande do Norte: a histórias da grande jornada", escrito por Sérigio Dantas.


O filme também apresenta documentos e depoimentos de pessoas que conviveram com contemporâneos do cangaço. "O relato oral é uma característica muito forte do sertão nordestino. As pessoas tinham o costume de se reunir com familiares, amigos e vizinhos em frente às suas casas para contar histórias", conta Rostand Medeiros.

Além do escritor e pesquisador, a equipe de produção do documentário foi formada pelo jornalista e diretor do Festival de Cinema e Vídeo de Natal, Valério Andrade, e pelo médico, escritor, pintor e presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, Iaperi Araújo.

Iaperi Araújo - jornaldehoje.com.br

A estrela do documentário Chapéu Estrelado será realizada em Natal em 2016 e vai contar com a presença de todos os que gravaram depoimentos para resgatar a história da passagem de Lampião pelo Rio Grande do Norte. 

Fim
Fonte: Revista BZZZ
Reportagem Histórias - Resistência a Lampião

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário