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sábado, 20 de maio de 2017

XXIII EGEORN - OFICINA DE IDEIAS CARTOGRÁFICAS PIBID GEOGRAFIA APRESENTA OFICINAS DE IDEIAS CARTOGRÁFICAS DURANTE O XXIII EGEORN


Oficina sobre História dos Mapas e projeções cartográficas/Orientação e Localização

Objetivo 1: Conhecer as noções elementares para uma alfabetização cartográfica, parte da apresentação da cartografia como ciência e arte. Nesta oficina, abordou-se especificamente a história da cartografia e dos mapas, destacando o papel e a dificuldade dos primeiros mapeadores da terra explorando a visão horizontal, obliqua e vertical. Conhecer as diferentes visões expressas nos mapas a partir de uma viagem no tempo contribui para entender a função social e histórica das representações cartográficas. O formato da Terra, (elipsoide, geóide )  e sua representação é outro desafio relacionado as projeções cartográficas (Plana, Cônica, cilíndrica, Mercator, Peter) que é desenvolvido nesta oficina por meio de atividades lúdicas e de um jogo eletrônico de projeções cartográfica

Objetivo 2: Apresentar metodologias que permitam trabalhar noções de orientação e localização de forma dinâmica, rompendo com práticas habituais do cotidiano escolar. O ponto de partida são os referenciais de orientação e localização do dia a dia, explorando-os a partir das noções topológicas elementares. A proposta é identificar as dificuldades de orientação e localização tomando como referência o próprio corpo, trabalhando a partir daí outros referenciais como os astros e instrumentos de localização e orientação. O Futebol cartográfico, é uma atividade que exercita os referenciais de orientação como os pontos cardeais, de forma lúdica. Um passo importante para então entender e usar o jogo das coordenadas geográficas.

Oficina sobre Escala Cartográfica e Elementos Simbólicos no mapa (Legendas)

Objetivo 1: Construir o conceito de escala cartográfica como fundamental para entender a relação entre o espaço real e sua representação no mapa. A proposta é iniciar explorando as visão vertical  e daí relacionar com a representação de um objeto tridimensional  de grandes dimensões(Terra) em um formato bidimensional  e pequeno(mapa). Problematizar essa relação entre visão, proporção, tamanho e distância é um caminho para construir o conceito de escala cartográfica. Atividades de representação do mapa corporal comparando a fotografias, uso de unidades de medidas populares e oficiais a partir de um objeto de dimensões superiores a um papel, são tarefas desafiadoras para pensar a necessidade da escala nas nossas vidas. Com atividades práticas esta oficina desenvolve os conhecimentos sobre tamanho real e tamanho representado, escala numérica e gráfica, escala pequena e grande, mapa, carta e planta. O uso do pantógrafo é um instrumento que passa a fazer sentido após o aluno construir a representação com proporcionalidade ao real.

Objetivo 2: Possibilitar a construção de mapas, a partir da codificação e decodificação de seus elementos (construção simbólica). Ensinar a leitura dos mapas envolve um trabalho com as linguagens simbólicas da cartografia. Os alunos são leitores dos símbolos do cotidiano, usando essa ideia foi proposto um exercício de codificação e decodificação a partir dos símbolos do whatsapp ferramenta que pode ser usada para ensinar cartografia. No passo seguinte apresenta-se a construção de símbolos cartográficos e sua dificuldade em convenciona-los numa linguagem universal. São apresentadas metodologias para trabalhar as convenções cartográficas, legenda, símbolos e suas tipologias. Ao final desta atividade os alunos produzem mapas temáticos com moldes vazados confeccionados artesanalmente, para representar dados quantitativos de forma proporcional.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

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