Por Verluce Ferraz
A idéia de
submeter à investigação determinadas pessoas e suas obras não são minhas, vem
do pai da psicanálise, Sigmund Freud, que acreditava que as ciências poderiam
revelar os desejos inconscientes de alguns personagens da história.
Mesmo
sabendo que algumas pessoas veneradas das mais diversas atividades artísticas,
ao serem investigadas, pudessem se mostrarem constrangidas e até aqueles os que
os cultuam também fossem levados à desilusão. Freud analisou obras de Leonardo
da Vince, de Shakespeare, Jensen, Dostoievski, de Moisés (personagem bíblica),
entre outros. E eu estou utilizando o mesmo método freudiano para analisar
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, para entender o porquê do uso dos
penduricalhos e criação de seu figurino.
O cenário onde viveu o sertanejo de Villa Bella, no século passado, sem dúvida
constituído a principal fonte de prazer. Toda sua história foi vivida no
ambiente árido dos sertões. Sua vida e pensamentos eram atraídos pelo lugar;
seus pensamentos e criações se harmonizavam perfeitamente. O cangaceiro mais
temido da história dos sertões nordestinos, bem descreveu suas fantasias
eróticas na letra de sua composição musical “mulé rendeira”.
Ainda considerando
como elementos mentais, suas vestimentas serão determinadas pelos elementos
psíquicos; conseguia o prazer criando roupas e seus bordados. Embora não
chegassem à imaginação de seus significados fetichistas, seus seguidores,
homens e mulheres, usavam os modelos ‘Unissex’. Certamente o uso de faixas
bordadas em volta dos bustos, estendeu-se a todos os cangaceiros lampiônicos. Sem
causar quaisquer suspeitas nos seus usos, os bustiês faziam parte da
indumentária dos cangaceiros.
Os homens continuam usando os culotes; cabendo
costume das saias às mulheres. O próximo passo de Lampião foi flexionar os
modelos de bustiês “unigênero” a todos os seus grupos. Nos homens tem
representação do califon (sutien) feminino. As usadas pelas mulheres comprimem
os seios, revelando suas faltas de feminilidade. O uso de bustiês unissex entre
grupos cangaceiros consegue o seus objetivo sem contudo despertar quaisquer
suspeitas do seu conteúdo erótico...
Bibliografia:
Símbolos da transformação, d C.G. Jung
Obras Completas, Edição Standard Brasileira.Sigmund Freud.
Símbolos da transformação, d C.G. Jung
Obras Completas, Edição Standard Brasileira.Sigmund Freud.
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