Por José Mendes Pereira
A gente pensa que a finalidade dos cangaceiros era somente roubar, matar, destruir tudo que via pela frente, mas o mais importante para eles era andar bem vestido, numa elegância além de cangaceiros, na intenção de serem reconhecidos por onde passavam.
O próprio "cangaço entre aspas" era exigente e queria que os integrantes se vestissem bem. O cangaço não era um movimento sem lei e sem código, muito embora nada era registrado em papel para ser cumprido, mas as leis eram rigorosas, e ai daquele ou daquela que fugisse um pouco delas.
Muitos acham que o cangaço era mar de rosas, mas nem tudo, principalmente quando a maioria das viagens era feita a pé. Imagina bem um cangaceiro ferido naquelas matas e os outros teriam que conduzi-lo para um lugar distante transportado sobre ombros de outros que naquele momento gozavam saúde.
Afirmam os escritores e pesquisadores que foram e são responsáveis pela montagem do dominó cangaceiro que certa vez Lampião pesou o seu equipamento e o resultado foram 29 quilos que ele carregava sobre os ombros.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário