Seguidores

sábado, 27 de abril de 2019

LUÍS CARLOS: NA SUA VEIA CORRE SANGUE DE CANGACEIRO Ele é bisneto do cangaceiro Zabelê se veste de cangaceiro em homenagem ao bisavô.


O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião tem no seu quadro de dançarinos um bisneto de cangaceiro, trata-se de Luís Carlos de Araújo Alves, bisneto de Izaías Vieira dos Santos, que entrou para o cangaço como Zabelê, um dos compadres e homem de confiança do bando de Lampião, Luís Carlos, trabalha como mecânico, mas é na arte dos antepassados que ele encontra alegria de viver.


Além de dançarino, é músico e ator, representa no espetáculo de Xaxado o cangaceiro Gavião, morto em 1929. O dançarino é bisneto do cangaceiro Zabelê, cuja história lhe foi contada com detalhes pelo seu pai. “Meu bisavô era coiteiro de Lampião. Ele era dono de um bar. Certa vez, ao receber Lampião, a Polícia cercou o local e começou um tiroteio. Nesse momento, Zabelê recebeu uma arma do próprio Lampião para se defender. A partir de então, ele não teve outra escolha, a não ser entrar no bando e seguir como cangaceiro”, conta.

O artista interpretou o bisavô no filme “Lampião e Fogo na Serra Grande”. Aliás, foi após o combate na Serra Grande, na divisa entre Serra Talhada e Calumbi, em novembro de 1926, que Zabelê se entregou à Polícia acreditando no perdão. Era tudo mentira. Ele acabou sendo condenado a 90 anos de prisão. Depois de cumprir 15 anos, recebeu um indulto do governador de Pernambuco Agamenon Sérgio de Godoy Magalhães e ficou livre. O ex-cangaceiro morreu aos 82 anos, em casa, após almoçar.

Sobre a sensação que está todo vestido de cangaceiro para dançar Xaxado, ele diz: “chega a dar arrepios. Tá no sangue, tá na raça”.

Compartilhe isso:

Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)4Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)4Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
Curtir isso:
Carregando...


Relacionado


TURNÊ DO GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO SEGUE NESTA SEMANA POR MAIS DUAS CAPITAIS NORDESTINAS
16 de janeiro de 2019
Em "Notícias"
II SEMINÁRIO DA FCCL ACONTECEU NESTE DOMINGO, 31 DE MARÇO NO MUSEU DO CANGAÇO CELEBRANDO A MEMÓRIA DOS 24 ANOS DE TRAGETÓRIA
1 de abril de 2019
Em "Notícias"
XAXADO MEU BEM, XAXADO! HOJE É DIA DE CELEBRAR O NASCIMENTO DO GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO
20 de março de 2019
Em "Notícias"
Tags: Cultura, história, museu, Virgolino, Xaxado


Cabras de Lampião
TRIBUTO A VIRGOLINO – EXPOSIÇÃO O CANGAÇO E SEUS EFEITOS
NOTA DE AGRADECIMENTO DA FCCL
Deixe seu comentário

Comentário *
Nome *
Email *
Notifique-me sobre novos comentários por e-mail.

Notifique-me sobre novas publicações por e-mail.
Pesquisar…
CURTA NOSSA PÁGINA
VEJA TAMBÉM
II SEMINÁRIO DA FCCL ACONTECEU NESTE DOMINGO, 31 DE MARÇO NO MUSEU DO CANGAÇO CELEBRANDO A MEMÓRIA DOS 24 ANOS DE TRAGETÓRIA
XAXADO MEU BEM, XAXADO! HOJE É DIA DE CELEBRAR O NASCIMENTO DO GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO
CENTRO DRAMÁTICO PAJEÚ: 30 ANOS ‘TEATRALIZANDO’ NO SERTÃO PERNAMBUCANO

VEM AÍ . . .
NESTA QUINTA E SEXTA TEM ATIVIDADES CULTURAIS NO QUINTAL DO MUSEU DO CANGAÇO
A FCCL FAZ MEMÓRIA AOS 108 ANOS DE NASCIMENTO DE MARIA BONITA

KARL MARX TEM LIVRO PUBLICADO PELA EDITORA NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS
CEU DAS ARTES TEM ATIVIDADES CULTURAIS NESTE FINAL DE SEMANA
Nota de Pesar
Fundação Cultural Cabras de Lampião


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário