Por José Mendes Pereira
Livino Ferreira da Silva é o que está à esquerda sobre duas irmãs.
Em 7 de novembro de 1896 nascia Livino Ferreira da Silva que no mundo do crime foi alcunhado de o cangaceiro Vassoura. Ele era o primeiro filho de José Ferreira dos Santos com Maria Sulena da Purificação. Segundo José Bezerra Lima Irmão Antonio Ferreira também é filho de José Ferreira dos Santos. Sendo assim ele é o segundo filho do casal.
No dia 04 de julho de 1925 Lampião teve o desprazer de saber da morte do irmão feita pelas volantes da polícia. Nesse dia Lampião atacou a fazenda Melancia, em Flores no Estado de Pernambuco. O proprietário dela era o Zé Calú e foi violentado pelo grupo. Em seu socorro vieram os sargentos Imbrain e Zé Guedes com 30 soldados e resolvem perseguir o grupo que se alojara na fazenda Barra do Juá, onde lá foi morto dois cangaceiros. Os cangaceiros vão para o sítio Tenório, em Flores - PE onde o soldado Berlamino Morais em pleno combate viu um vulto de cangaceiro em cima de uma pedra gritando e atirando. Belarmino então atira e mata. Era o cangaceiro Livino Ferreira da Silva irmão de Lampião.
No outro dia ao saber disso o capitão Zé Caetano e o cabo Pedro Monteiro vão até a fazenda Tenório e encontram os 3 corpos sem as cabeças, prática esta utilizada pelos cangaceiros para dificultar a polícia o reconhecimento de quem foi morto.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário