Seguidores

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

AO LADO DE JOÃOZINHO, CORDIAL FILHO DE CANGACEIROS.

 Por Rangel Alves da Costa

O amigo Joãozinho, de nome João Batista dos Santos, nasceu em 12 de outubro de 1938, poucos dias após a morte de Canário (Bernardino Rocha), seu pai. Sua mãe era a também famosa cangaceira Adília, e os dois cangaceiros filhos de Poço Redondo. Veio ao mundo nas proximidades da cidade sergipana de Propriá, numa localidade chamada Morro do Chaves. Por muito tempo morou com seus avôs maternos (família Mulatinho), numa propriedade nas proximidades da atual sede municipal. 

Como dito, Joãozinho é filho legítimo - de carne e sangue, como se diz - dos renomados cangaceiros Canário e Adília. Aliás, a feição do filho muito lembra aquele rosto carregado e carrancudo do pai, com a diferença de que Joãozinho é uma figura humana não só doce como cativante. Bom amigo, apreciador de boa prosa, jamais se negou a enveredar por aqueles labirintos espinhentos tão duramente vividos por seus pais. 

E diz o que sabe, abre sem medo seu baú de memórias. E conta tudo em verdade sem disfarces e sem rodeios ou segredos. Residindo em Brasília, apenas de vez em quando é que retorna aos sertões poço-redondenses para visitar irmãos maternos, parentes e amigos. Abraço, amigo Joãozinho.

https://www.facebook.com/photo?fbid=1536555583213077&set=gm.1536336483241957

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário