Os três que aparecem na foto abaixo, traíram seus companheiros de cangaço em busca de algum perdão das autoridades para deixar tal vida.
Para alguns " espertos " para outros traidores. Qual sua opinião sobre tais atos cometidos por esses criminosos ?
1 - Mamede ( Esperança ll ) : Em março de 1933 usando de traição atirou pelas costas no cangaceiro Cocada, logo em seguida o degolou ainda com vida e se entregou as autoridades.
Esperança foi incorporarado na volante do tenente Santinho ( Ladislau Reis ) onde atuou como corneteiro.
2 - João Correia dos Santos ( Barreira ) : Em Setembro de 1938 saiu em missão com os irmãos Atividade e Velocidade, em um momento planejado que Atividade se destrai ele o mata a tiros, atentou também contra a vida de Velocidade que conseguiu fugir.
Depois se entregou as autoridades levando consigo a cabeça de Atividade.
Barreira teria atendido um pedido de seu pai para deixar tal vida, ele ainda disse que matou Atividade pois o chefe Português mandou eles atentarem contra a vida de alguns de seus familiares.
3 - Teodomiro dos Santos ( Penedinho ) : Também em Setembro de 1938 o cangaceiro Penedinho matou e degolou seu chefe Canário, ambos seguiam viagem em fulga, quando Penedinho apunhalou Canário pelas costas enquanto o mesmo enchia uma cabaça de água. Cortou a cabeça do indivíduo como prova e foi se entregar as autoridades.
Por Helton Araújo
Edição : Helton Araújo
Fontes Consultadas : João de Sousa Lima
Blog Tok de História ( Rostand Medeiros )
Noádia Costa ( Via Blog do Mendes )
Fotos : Benjamin Abrahão
Acervo Antônio Amaury Corrêa de Araújo
Via João de Sousa Lima
https://www.facebook.com/photo/?fbid=106859681824409&set=gm.418796916574469
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário