Por José Mendes Pereira
Encontrei-as em 2016, no Rio de Janeiro.
Esta é Maria do Socorro Oliveira Tavares, filha de José Luis Tavares, que era filho de Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro Asa Branca. Encontrei-a no Rio de Janeiro. Nasceu na capital de Fortaleza, no Estado do Ceará. Segundo ela me disse que foi morar no Rio em companhia dos pais quando tinha 2 aninhos de idade.
Andreia Cristina Oliveira Tavares, também é filha de José Luiz Tavares, neta do ex-cangaceiro Asa Branca, e sua avô se chamava Sebastiana Venâncio, que foi a primeira esposa do cangaceiro Asa Branca.
Dona Francisca da Silva Tavares
Segundo me informou dona Francisca da Silva Tavares, viúva e segunda esposa do ex-cangaceiro Asa Branca, que quando o Asa Branca se casou com dona Sebastiana Venâncio, ele ainda estava na cadeia, pagando pelos crimes do tempo em que fazia parte da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia, de Virgolino Ferreira da Silva, o afamado rei do cangaço Lampião.
Antonio Luiz Tavares - o "Asa Branca" - nasceu no dia 10 de janeiro de 1902, e faleceu de problemas cardíacos em Mossoró, no dia 02 de novembro de 1981, sendo que os seus restos mortais repousam no Cemitério São Sebastião em Mossoró, aos fundos do túmulo de José Leite de Santana, o ex-cangaceiro Jararaca.
O professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges ao lado do túmulo de Antonio Luiz Tavares - o cangaceiro Asa Branca. Foto feita no dia 24 de Dezembro de 2012 - no Cemitério São Sebastião, em Mossoró-Rn por Anthony D' Karllos Mendes meu neto.
O que está centralizado na foto do túmulo é Francisco da Silva Tavares, filho do cangaceiro, e foi assassinado aos 24 anos, morte feita por seu primo. Mas o assassino posteriormente foi assassinado. O motivo, coisas banais. Segundo dona Francisca, a senhora que aparece ao lado direito é uma parenta do cangaceiro.
O professor e pesquisador do cangaço Francisco Borges, lá de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, ao lado do túmulo de José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca.
A foto foi feita no dia 24 de Dezembro de 2012 - no Cemitério São Sebastião - em Mossoró-Rn - por Anthony D' Karllos Mendes, meu neto.
"Este trabalho eu dedico a Maria do Socorro Oliveira Tavares e Andreia Cristina Oliveira Tavares, netas do cangaceiro Asa Branca".
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário