Por Manoel Severo
O Auditório da Escola João Bosco Ribeiro recebeu a segunda noite de Cariri Cangaço Paulo Afonso, dia 25 de março de 2022. A Programação constou de Conferência pelo anfitrião do evento, Conselheiro João de Sousa Lima, com o título "Os Anos de Pesquisa nas Estradas de Paulo Afonso" seguido da apresentação de seu mais novo trabalho, "Maria Bonita a Rainha do Cangaço". Para uma platéia de pesquisadores e escritores de todo o Brasil, João de Sousa apresentou sua trajetória por terras pauloafonsinas em busca de fragmentos da verdade histórica dos tempos do cangaço.
Para o também Conselheiro Cariri Cangaço Celsinho Rodrigues, de Piranhas, "João é um verdadeiro farejador do sertão, Onde tem algo para ser descoberto tá lá João, um pesquisador com um instinto incrível, e isso todos nós podemos ver a partir de sua trajetória". Ainda sobre o lançamento da noite: "Esse mais novo livro de João, Maria Bonita a Rainha do Cangaço, seria como a joia da coroa de suas obras, pois João ao longo de sua trajetória se dedicou inteiramente a nos trazer a história da rainha do cangaço, inclusive nascida aqui em Paulo Afonso" reforça o Conselheiro Cariri Cangaço Professor Pereira, de Cajazeiras.
Além da Conferência e lançamento de Maria Bonita de João de Sousa Lima, a segunda noite Cariri Cangaço Paulo Afonso ainda reservou os lançamentos das aguardadas obras dos escritores e Conselheiros Cariri Cangaço, Bismarck Oliveira com os livros; "Cangaceiros de Lampião de A a Z" e "O Ataque a Sousa" e Júnior Almeida com o festejado "Lampião em Serrinha do Catimbau".
"Os lançamentos da noite de hoje são obras extraordinárias, tanto o João de Sousa com "Maria Bonita a Rainha do Cangaço" ,como Bismarck Oliveira com duas obras em segundas edições revisadas; "Cangaceiros de Lampião de A a Z" e O Ataque a Sousa" e o amigo Júnior Almeida com o sensacional episodio de "Lampião em Serrinha do Catimbau" dão o tom do que nos espera na noite de amanha com os demais lançamentos" ressalta o Conselheiro Cariri Cangaço, Emmanuel Arruda.
Durante toda a realização do Cariri Cangaço Paulo Afonso 2022, o hall de entrada do auditório da João Bosco Ribeiro transformou-se numa grande feira e exposição de livros, artesanato, pintura e esculturas com temáticas sobre o cangaço e sertão; era a reedição da Latada do Livro Cariri Cangaço onde os convidados puderam entrar em contato com todas as obras lançadas durante o evento como também obras já lançadas e obras raras, consolidando mais uma vez o Cariri Cangaço como um grande difusor da literatura nordestina.
"O Cariri Cangaço é verdadeiramente uma grande festa, um congraçamento extraordinário entre todos aqueles que estudam, pesquisam ou mesmo curiosos sobre a temática e a Latada do Livro, reunindo todo este manancial de obras, é simplesmente sensacional" revela a Conselheira Cariri Cangaço Luma Holanda. Quem completa é a escritora e cordelista Célia Maria: "Encontrar os amigos de todo o Brasil não tem preço, na verdade posso confessar que esperamos com ansiedade cada nova edição do Cariri Cangaço".
"O Cariri Cangaço tem se notabilizado por ser este grande espaço de encontro; aqui não só as conferências, os debates e as visitas, mas o encontro com a literatura tem seu ponto alto com a Latada do Livro Cariri Cangaço, onde todos encontram todos os lançamentos e obras raras sobre o tema, além do contato com o que temos de melhor na literatura do cangaço e temas correlatos" reforça o Conselheiro Cariri Cangaço e Presidente da ABLAC, Archimedes Marques.
Cariri Cangaço Paulo Afonso - Segunda Noite, 25 de março de 2022
https://cariricangaco.blogspot.com/2022/06/conferencias-e-lancamentos-de-livros-na.html
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário