Seguidores

domingo, 10 de abril de 2016

O QUE TERIA ACONTECIDO SE LAMPIÃO TIVESSE SIDO ENTREGUE ÀS AUTORIDADES?

Clique no link para saber o que foi escrito pelo autor das perguntas - https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

Não gosto muito de 'se' pois para os 'se' devemos olhar como exemplo e passado, isso com estórias reais. Já foi dado a resposta do autor das perguntas. Entregaria sim. Então como estamos falando em 'se' podemos dizer que se tivesse o menino e o pai, entregue Lampião as volantes, talvez não estivéssemos aqui discutindo Lampião, pois seus feitos bons ou maus não teriam sido praticados por mais 14 anos, inclusive o ataque a Mossoró e cairia com certeza na vala comum que alguns bandidos caíram e que são desconhecidos hoje para a grandíssima população brasileira. Não teríamos o potencial de turismo tão aproveitado e nem também a imagem de Lampião e Maria Bonita estampada em diversos ramos industriais e comerciais. Mas esses não poderiam ser os motivos, pois é contra a lei proteger bandidos.

Mas realmente se tivesse sido entregue, ter-se-ia evitado muitas mortes e desgraças, isso é evidente. Mas como não podemos mudar o passado, o que podemos dizer são expectativas atuais de cada um, relativo a um futuro que não existirá e inócuo, pois que não causará danos ao personagem da querela, que encontra-se no passado imaterial e sem mais causa ou efeito sobre qualquer coisa. Enquanto a resposta a ser dada por qualquer um, mostrará aos demais a moral, o psicológico e o perfil de cada um, e essa opinião, se mostrará improvável de causar ofensa moral de qualquer ordem, pois é um plano de conjecturas.

A avaliação a ser feita do por que não teria sido entregue às autoridades vejo o seguinte motivo: a situação naquela época ser totalmente desfavorável aos pequenos sertanejos em sua pobreza, que totalmente desguarnecidos pela lei e pela justiça, estavam à mercê de uma vingança da parte do bando e isso pesou em sua decisão, pois os filhos e esposa teriam que ser também preservados juntamente com ele. Não podemos julga-lo culpado das atrocidades futuras, pois ele não sabia que aconteceria no futuro. Daí ficar mais fácil para nós dizermos que o entregaríamos às autoridades, pois daquele passado, nós seríamos o futuro e agora estamos no presente: Eu também o teria disponibilizado para as autoridades. Fica fácil hoje a gente achar que tomaria certas atitudes naquilo que aconteceu no passado.

Fonte: facebook
Página: Aderbal Nogueira
Grupo: Lampião, Cangaço e Nordeste
Link: https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário