Por Geraldo Júnior
... partindo para os sertões para dar combate aos bandos cangaceiros. Na
fotografia registrada por Benjamin Abrahão Calil Botto, destaque para a cabine
do caminhão feita de madeira.
A abertura de estradas e o transporte das tropas militares em caminhões foram alguns dos fatores que contribuíram para a derrocada do cangaço. Com a rápida locomoção dos soldados, os combates e as mortes passaram a ser frequentes e forçou o cangaceiro a diminuir o tempo de parada nos coitos e a se embrenhar cada vez mais caatinga à dentro. Lampião sabia que as estradas e os telégrafos eram duas grandes armas inimigas que fatalmente ajudariam a exterminar o cangaceiro e consecutivamente o cangaço, chegando inclusive a assassinar, no ano de 1930, operários que trabalhavam na construção de uma estrada de ferro no sertão baiano.
A abertura de estradas e o transporte das tropas militares em caminhões foram alguns dos fatores que contribuíram para a derrocada do cangaço. Com a rápida locomoção dos soldados, os combates e as mortes passaram a ser frequentes e forçou o cangaceiro a diminuir o tempo de parada nos coitos e a se embrenhar cada vez mais caatinga à dentro. Lampião sabia que as estradas e os telégrafos eram duas grandes armas inimigas que fatalmente ajudariam a exterminar o cangaceiro e consecutivamente o cangaço, chegando inclusive a assassinar, no ano de 1930, operários que trabalhavam na construção de uma estrada de ferro no sertão baiano.
Geraldo Antônio De Souza Júnior
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
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